Claret

É um tanto confuso e estranho para quem lê, ou ouve alguém se referir ao termo clarete. Dependendo de onde se lê ou se escuta, deduz-se referir a um bordeaux tinto e, geralmente, referido por alguém de origem inglesa, no caso do uso do temo claret.

Temos que este termo, então referido a um vinho francês, tem origem francesa, portanto: clairet.

Mas por que um termo cujo significado é “claro” era (é) utilizado por ingleses e franceses para um bordeaux tinto? Muito interessante pensar esta questão, pois reflete as relações do vinho com o homem e, portanto, suas histórias e evoluções (do vinho, do homem, do homem para com o vinho…).

O bordeaux moderno nem sempre foi assim. Como sabemos, não tem nada de claro, tem certa concentração, taninos e corpo. Destaco que, aqui ainda, não estou considerando fatores como globalização, modismos, o advento de novas técnicas como osmose reversa, por exemplo, mega-avaliadores, consolidação de poucos distribuidores e transgênicos, que acabam por determinar como será o vinho a ser consumido, estes são elementos “pós-modernos”, pós anos 90, que aceleraram exponencialmente qualquer concepção de evolução sobre o gosto e preferências do vinho, nos leva a refletir se, com tudo isso que se tem hoje, há evolução natural, ou se tal evolução não mudou de natural para induzida

Voltando ao assunto, então, por que claret? O bordeaux (tinto) até o séc XVIII era um vinho tinto pálido, semelhante a um rosé, muito exportado e apreciado pelos ingleses desde o séc XIII, quando começou a despontar. Os ingleses ainda hoje são grandes apreciadores do bordeaux, assim como o resto do mundo.

O interessante é notar a evolução do gosto em que, o grande apreço por um vinho pálido, deu lugar à atração unânime (ou quase) por vinhos totalmente diferentes, deixando como evidência desta mutação apenas o nome, claret.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s